Fertilização In Vitro

A Fecundação In Vitro (FIV) é uma Técnica de Procriação Medicamente Assistida, que consiste na união dos gâmetas feminino e masculino, em laboratório. Os óvulos são colocados juntamente com os espermatozóides em meios de cultura adequados, e a fecundação ocorre espontaneamente.

Esta técnica foi utilizada inicialmente em mulheres com trompas obstruídas (factor tubar) mas actualmente é aplicada em muitos outros casos (factor masculino ligeiro, endometriose, factor cervical, factor imunológico), assim como em casos de infertilidade sem causa aparente.

Etapas da técnica:

Consulta

Avaliação da condição do paciente, diagnóstico e estabelecimento do curso de tratamento.

Estimulação

Administração de fármacos para estimulação dos ovários e controle ecográfico 2/3 vezes, para aferição do número e dimensão dos folículos.
Quando os folículos alcançam o tamanho desejado, procede-se ao agendamento do procedimento, sendo requerida a administração de uma injeção de hCG, para indução da maturação do ovócito, cerca de 36 horas antes.

Punção Folicular

O procedimento, de duração máxima aproximada de 15 minutos, consiste na recolha dos ovócitos maturados, sendo o mesmo realizado em bloco operatório, sob sedação, por forma a minimizar o desconforto para o paciente.

Recolha de Esperma

É feita a recolha de esperma.
Também pode ser utilizado esperma de dador nos casos indicados.

Seleção de Espermatozoides

Os espermeratozóides são preparados e selecionados de acordo com a sua mobilidade e morfologia

Fertilização in vitro

A FIV consiste na colocação de ovócitos em placa de cultura juntamente com os espermatozóides selecionados.

Cultura Embrionária

Os embriões resultantes, após fecundação dos ovócitos, são avaliados diariamente tendo em conta a sua morfologia e ritmo de divisão ou seja qualidade e quantidade dos embriões.

Transferência Embrionária

O embrião fecundado in vitro com sucesso é colocado no interior do útero .

Vitrificação de Embriões

Os embriões excedentários, que não serão utilizados para o ciclo de fertilização em curso, serão congelados com recurso ao congelamento rápido em azoto líquido.

Teste de gravidez

É realizada análise ao sangue (βhCG) para confirmação da gravidez.

Gravidez

Eficácia da técnica realizada.